Siga-nos

Dicas

Bancadas e cubas 
    As bancadas podem ficar desgastadas, manchadas e conter respingos de todo o tipo de material, desde spray para cabelos até cera para sapato. Na maioria das casas, as bancadas são feitas de materiais que suportam tudo isso: cerâmica, fórmica ou mármore reconstituído. Estes materiais são duráveis e de fácil limpeza. Veja o que fazer com cada um deles. 
    Mármore reconstituído - o mármore reconstituído é semelhante ao mármore verdadeiro e com manutenção mais simples. Evite usar limpadores abrasivos ou palha de aço porque arranham a superfície, dificultando a limpeza. 
    Fórmica - a fórmica é composta por finas camadas de plástico sobrepostas ao papelão e dispostas sobre placas de compensado. A cor da maioria das fórmicas aparece apenas na camada superior de revestimento. A superfície com brilho, fosca ou texturizada também. Uma camada leve de cera protege e lustra a superfície da fórmica. 
     * Para limpar a fórmica, utilize uma esponja dupla face com fibra sintética abrasiva de um lado e espuma de poliuretano do outro. Umedeça-a com um pouco de água, já que o lado da fibra é simplesmente abrasiva demais para soltar a camada de gordura e outro tipo de sujeira. Vire a esponja e use a espuma para enxugar a superfície limpa. 
     * Se a mancha persistir, espalhe bicarbonato de sódio e esfregue suavemente. Se isto não resolver o problema, aplique uma pasta de limpeza com uma esponja úmida.

Espelhos 
    Existe coisa mais incômoda do que olhar para o espelho e ver sua imagem embaçada? Considere esse problema resolvido. Para limpar espelhos, use um pano limpo e seco e uma das soluções mostradas abaixo. 
     1. Misture 1 e 1/2 xícara de amônia em 3,7 litros de água. Aplique com uma esponja ou despeje a solução num recipiente tipo spray e borrife diretamente sobre o espelho. Lustre com um pano de algodão, camurça ou papel toalha. O vinagre pode ser substituído por amônia. 
     2. Coloque o vinagre numa vasilha ou panela rasa, amasse uma página de jornal, mergulhe-a no líquido e passe sobre o espelho. Enxugüe várias vezes com o mesmo jornal até que o espelho esteja quase seco. Lustre com um pano limpo ou com uma outra página de jornal. 
     3. Misture 2 xícaras de álcool isopropílico (solução a 70%), 2 colheres (de sopa) de detergente e 2 xícaras de água. Agite bem a mistura e coloque num recipiente tipo sapray. Borrife diretamente sobre o espelho. Lustre com um pano de algodão, camurça ou papel toalha.

Vasos sanitários
    Limpar o vaso sanitário é uma das tarefas mais chatas ao limpar o banheiro. Mas felizmente, os vasos sanitários e suas respectivas caixas d'água são normalmente produzidas com porcelana vitrificada, não-porosa e fácil de limpar. 
    Muitos produtos de limpeza e desodorizantes prometem auxiliar nessa tarefa: alguns produtos são bons, outros não. Antes da limpeza, leia o rótulo para saber quais os componentes químicos e como o produto deve ser usado. Tenha cuidado para não misturar produtos que contenham descolorante com outros à base de amônia. Sempre use luvas de borracha quando for manusear os produtos. Cuidado para não deixar que os produtos permaneçam no vaso sanitário ou esbarrem em outras superfícies do banheiro. 
     * Limpe e desinfete o vaso com 1 e 1/2 xícara de água sanitária. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com a escova para vaso sanitário e dê descarga. 
    Limpe e desinfete o vaso com 1 e 1/2 xícara de água sanitária. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com a escova para vaso sanitário e dê descarga. 
     
    Seguem outras sugestões para clarear a peça de modo rápido e eficiente. 
     * Mantenha uma escova de cabo longo para limpar a parte interna do vaso. 
     * Borrife 1/4 de xícara de bisulfato de sódio (sulfato ácido de sódio) num vaso para uma única esfregada e descarga. Use luvas de borracha. Deixe agir por 15 minutos, esfregue e dê a descarga normalmente. Cuidado: nunca combine clareador com produtos limpadores de vaso sanitário. A mistura pode ser tóxica. 
     * Faça uma limpeza de um dia para o outro no vaso sanitário colocando 1/4 de xícara de bórax na parte interna e deixando a mistura permanecer até o dia seguinte. 
     * Você pode obter o mesmo resultado colocando duas pastilhas de produto de limpeza no vaso e deixando até o dia seguinte. Esfregue o vaso pela manhã. 
     * Manchas de ferrugem na borda interna do vaso sanitário saem com clareador de lavanderia. Proteja suas mãos com luva de borracha ao manuseá-lo. Esfregue as manchas que teimam em ficar com palha de aço ou lixa d'água (à venda em lojas de material de construção). 
     * Produtos químicos para limpeza de vaso sanitário não devem ser usados para limpar banheiras ou pias.  

Trechos retirado de:  http://casa.hsw.uol.com.br/como-limpar-banheiros.htm
As fotos dos produtos são ilustrativas e podem ter variação de cor, tamanho e forma de acordo com alterações feitas por fabricante.